O mercado de brindes para empresas é uma excelente oportunidade para pessoas que desejam empreender no mercado de personalizados.
Segmento com demanda o ano todo, a venda de brindes corporativos chega a movimentar o montante de R$ 7,41 bilhões ao ano!
Presentes em ações promocionais e eventos durante todo o ano, os brindes são uma forma de fazer com que uma marca se prolongue na vida de um consumidor. Por isso, os brindes são muito utilizados em estratégias de live marketing.
Já deu para perceber que esta é uma excelente forma de ganhar dinheiro trabalhando de casa e conquistar a tão sonhada independência financeira, certo?
A seguir, vamos mostrar alguns dados sobre o mercado de brindes para empresas para que você conheça melhor este segmento. Confira!
Mercado de Live Marketing
Você sabe o que é Live Marketing?
Ele pode ser definido como marketing “ao vivo”, aquele que interage com o público, criando um diálogo entre pessoas e marcas. Pode ser feito por meio de diferentes ações, como feiras, congressos e eventos, merchandising, entre outros.
Um dos focos do Live Marketing são as campanhas promocionais com a distribuição de brindes corporativos.
A pesquisa O mercado live em numeros, realizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional), revelou que 88% das empresas entrevistadas investem em campanhas promocionais, incluindo as com ofertas de brindes corporativos.
Embora as campanhas promocionais com itens de brindes já sejam parte da tradição do mercado brasileiro, como ferramenta de lembrança e fixação de marcas no imaginário do público-alvo, é inegável que este mercado vem passando por mudanças.
Nos últimos anos há uma visível tendência dos consumidores atribuírem mais valor às organizações que lhes oferecem itens úteis como presentes. Ao mesmo tempo, pesquisas de mercado demonstram que as vendas de empresas que distribuem brindes de qualidade aumentam significativamente.
Se antes o mercado de brindes para empresas era atrelado a produtos de baixo custo, hoje, ele pode ser mais sofisticado, mas não genérico.
Cada vez mais, as empresas têm enxergado a importância de perceber o estilo de vida do seu consumidor e assim, oferecer uma variedade de brindes mais interessante, agregando diversos produtos para diferentes perfis, que vão desde o atleta até a executiva.
Mas isso não quer dizer que empresas que trabalham com produtos mais simples não tenham lugar. No entanto, é preciso trazer produtos de qualidade com bom custo-benefício.
Para você que quer investir no mercado de brindes para empresas, separamos os brindes mais procurados deste segmento.
Podemos dizer que as canetas são o brinde para empresas mais tradicional e antigo que existe.
Atualmente, existem diversos tipos de canetas para personalizar, desde produtos mais simples como os mais sofisticados.
Este é um brinde que costuma ser distribuído por empresas, faculdades e outras instituições de ensino para funcionários e alunos. Também é muito distribuído em congressos, palestras e outros eventos que exigem anotações.
O pen drive é o novo chaveiro. Por mais que existam os softwares de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem, o pen drive ainda é bastante utilizado.
As ecobags surgiram como uma opção mais sustentável ao uso de sacolas plásticas.
Produzidas em algodão ou material reciclado, logo as ecobags se tornaram um dos brindes favoritos das empresas.
Com estampas chamativas e de qualidade, as ecobags são uma forma inteligente de divulgar uma empresa na rua por meio dos clientes e colaboradores da organização.
São ótimos brindes para serem distribuídos em feiras, congressos e palestras, já com impressos dos informativos da empresa dentro.
As agendas são um brinde clássico de final de ano, assim como os calendários.
Já os cadernos e bloco de notas são opções para serem distribuídas em eventos como congressos, reuniões e ciclo de palestras.
Existem diversos modelos disponíveis para personalização, desde os mais simples ao mais sofisticados.
As camisetas personalizas são usadas nas empresas não só como brindes, mas também pelos seus colaboradores em ações sazonais.
O lado bom de oferecer este tipo de produto é que, se você fidelizar o cliente, provavelmente terá demanda o ano inteiro.
Por fim, o mercado de brinde para empresas é amplo e existem muitas oportunidades de negócios.
A dica é divulgar seu trabalho de personalização na internet, redes sociais e plataformas de venda online, abordar as equipes de marketing das empresas, agências de publicidade e de eventos.